A importância do grupo
Em algum momento da nossa passagem por essa vida, somo chamados a fazer parte do elenco de uma nova novela. Nos surpreendemos pelo convite e ainda somos agraciados com diferentes papeis que podemos assumir, em alguns momentos podemos ser o ator principal, enquanto em outros podemos ser coadjuvantes, figurantes ou mesmo plateia.
Pensando nisso, questiono: o que vocês gostariam de ser? O ator principal recebe holofotes, busca visibilidade, o coadjuvante contribui para que a “cena principal” aconteça, o figurante por sua vez passa despercebido, ao fundo, mas também necessário para compor a cena e o espectador está ali, pronto para aplaudir. Dessa forma, a importância do grupo é fundamental, cada um tem que servir o outro para que todos saiam vitoriosos.
Cada integrante desse grupo tem um mesmo valor, independente do papel que atua dentro do compromisso que assume e o nosso compromisso é de servir. Se Deus nos uniu e colocou para trabalharmos pelos seus filhos é porque temos nossos valores e fomos escolhidos.
Escolhidos não quer dizer perfeitos. Temos nossas falhas, erros, vícios e limitações como ser humano que somos. Jesus escolheu doze discípulos, um o traiu, mas nem por isso foi abandonado por ele, Pedro o negou por três vezes, mas são fraquezas humanas que precisamos superar.
Aqui e agora, podemos fazer a diferença na vida de cada um de nós e do grupo. Nos apoiando, incentivando, trabalhando juntos para superar vícios e diferenças. Hoje é fato que podemos ser a diferença na vida de algumas pessoas da comunidade com nossas campanhas, como por exemplo: – Empréstimo de cadeiras de roda ou banho; – Compra de uma lista de materiais escolares que incentiva os estudos; – Entrega de livros que promovem a leitura e cultura; – Recicláveis tirados do meio ambiente que contribuem para a preservação da natureza.
E podemos ser muito mais quando acordamos e vemos que temos muito a contribuir com o próximo, enquanto estes estão vivos.
Podemos dizer que nos falta tempo, mas achamos tempo para ir ao velório, pedimos folga para o patrão, desmarcamos reunião, atrasamos o serviço, viajamos horas para dar o último adeus…
Conceitos invertidos, não acham? Reflitam, esse grupo é feito de pessoas que ora são frágeis, ora são fortes, suscetíveis ao erro e ao acerto, mas que sempre deveriam ter o cuidado da nossa família leonística.
Reflitam! Reflitam! Reflitam!
Para que quando as cortinas se fecharem e o fim chegar, nós possamos ter a certeza de que fizemos o melhor, em todo e qualquer papel que tenhamos atuado.
MJF José Luis Suarez Pugnoli
Lions Clube de Brodowski – 15/8/2023 -AL 2023/2024