AS PRIMEIRAS MULHERES DO MUNDO LEONÍSTICO

AS PRIMEIRAS MULHERES DO MUNDO LEONÍSTICO

            Meu festejado e ilustre amigo PCC Armênio Santiago Cardoso, do Distrito LC-1 (Rio de Janeiro), publicou em seu prático e utilíssimo boletim “O Leão Comprido”, anos atrás, uma matéria onde listou as primeiras mulheres do mundo leonístico.  Elegante que é, não deixou de citar que extraiu as informações da publicação “Dúvidas, Controvérsias e Curiosidades Leonísticas”, do saudoso PDG Alexandre Campos da Costa e Silva.

            Como homenagem às nossas dulcíssimas Companheiras-Leão e Domadoras, pilares de sustentação do movimento leonístico, e para registro dos eventuais interessados, estou repassando abaixo as informações publicadas.  Acrescentei apenas o nome da primeira presidente da Associação Internacional de Lions Clubes.  São elas:

            – A PRIMEIRA DOMADORA DO MUNDO foi Rose Freeman Jones, esposa de Melvin Jones.

            – A PRIMEIRA MULHER A INGRESSAR NO LIONS foi Helen Keller, como sócia honorária, durante a IX Convenção Internacional, realizada em 1925 em Cedar Point, Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

            – A PRIMEIRA ASSOCIADA NO MUNDO foi a Domadora Maria Nydia Menzano de Freitas, do Lions Clube de Assis (SP), que tomou posse no dia 04 de julho de 1987, apadrinhada pelo PDG Salvador Sindona Filho.  Ela tomou posse logo após a Convenção Internacional daquele ano aprovar o ingresso da mulher como associada.

            – A PRIMEIRA GOVERNADORA NO MUNDO foi Louise Colombani, de Bastia, na França, do Distrito 103-CC, no ano leonístico 1991-1992.

            – A PRIMEIRA GOVERNADORA NA AMÉRICA DO SUL foi Mireya M. de Noguera, do Lions Clube de Lambare, Distrito M, do Paraguai, no ano leonístico 1993-1994.

            – A PRIMEIRA DIRETORA INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO foi a Dra. Nilofer Bakhtiar, do Paquistão, eleita para o biênio 2000-2001.

            – A PRIMEIRA BRASILEIRA ELEITA PARA SER DIRETORA INTERNACIONAL, na Convenção de Bangkok, Tailandia, foi a Dra. Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, do Lions Clube de Jaraguá-Centro (SC), eleita para o biênio 2008-2010.

            – AS PRIMEIRAS GOVERNADORAS DE LIONS NO BRASIL, para o ano leonístico 1995-1996, foram:  Maria Seleneh Sampaio Pereira Pires, do Lions Clube de Salvador-Oeste (BA), Distrito L-2;  Tereza Costa e Silva, do Lions Clube do Rio de Janeiro-Gávea, Distrito L-3;  Maria Letícia Barros e Gonçalves, do Lions Clube de Campinas-Princesa D’Oeste (SP), Distrito L-5;  e Wilma Borges Barreto, do Lions Clube de Aracaju-Suíça (SE), do Distrito L-14.

            – A PRIMEIRA PRESIDENTE DE CONSELHO DE GOVERNADORES NO MUNDO foi Judy Grant, do Canadá, Distrito A-5, no ano leonístico 1993-1994.

            – A PRIMEIRA PRESIDENTE DE CONSELHO DE GOVERNADORES NO BRASIL foi Maria Rosilene Mestre Medeiros, do Distrito LB-2, eleita para o ano leonístico 2003-2004.

            – A PRIMEIRA PRESIDENTE DE LIONS INTERNACIONAL (102.ª IP) foi Gudrun Yngvadottir, da Islância, no ano leonístico 2018-2019.

            Um fraterno abraço a todos e a todas.

                                                           PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

1 comentário em “AS PRIMEIRAS MULHERES DO MUNDO LEONÍSTICO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima