Hoje, 30 de abril, o Lions Clube de Jaboticabal realizou a entrega de materiais de cozinha ao Centro Vicentino Educacional e Recreativo Nossa Senhora Aparecida – CEVER – que atende cerca de 60 crianças em contraturno escolar, proporcionando alimentação e diversas oficinas (teatro, capoeira, informática, futebol e etc).
A doação se deu atendendo a pedido formulado pela entidade, tendo em vista que os utensílios de cozinha usados eram antigos e já não estavam atendendo a demanda.



A ONG Centro Vicentino E Recreativo Nossa Senhora Aparecida é uma organização social que fica em Jaboticabal, SP. Entre as atividades da ONG temos:
- Apoio à Aprendizagem
- Apoio à Permanência Escolar
- Atividades Complementares à Escola
- Capacitação para o Trabalho
Transformando vidas há mais de 60 anos!
Oferecemos atividades educacionais, esportivas e culturais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.
A história contada a seguir, tem como Santo Padroeiro São Vicente de Paulo, Santo este que em vida acolheu os pobres, necessitados e famintos. Sua vida foi sempre de obreiro, de acolhimento aos pobres e carentes.
Hoje o Cever – Centro Vicentino Educacional e Recreativo Nossa Senhora Aparecida, faz um trabalho de atendimento acolhedor a crianças e adolescentes, no contra turno escolar. Trazendo a eles oficinas de esportes, capoeira, dança, informática, fanfarra, artes marciais, tarefa dirigida, alimentação em todos os períodos. Contamos com um time de profissionais qualificados para atender e acolher em media 60 crianças e adolescentes todos os dias da semana, nos dois períodos do contra turno escolar.
O idealizador de todo esse projeto da compra de uma área e de nela edificar uma obra social foi o confrade Julian Blasques Fernandes. O confrade Dr José Rodrigues Duarte, defendia a construção de cidade para crianças com jardins, granjas, horta, capela, instalações diversas e áreas destinadas a recreação.
Porem inicialmente vingou a ideia de construção da Vila Vicentina.



Os terrenos adquiridos em três pequenos partes, foram anexados formando uma área de aproximadamente 23.000m. Para essa aquisição foram realizadas varias campanhas pela Despensa Vicentina da Aparecida e acoadjuvada por todos os vicentinos das paróquias de Jaboticabal. A nova entidade com o nome de Vila Vicentina Nossa Senhora Aparecida foi fundada no dia 22/02/1958, data da aprovação da Ata no 9 da Despensa Vicentina da Aparecida. Por um período relativamente longo a vila foi administrada pela diretoria da Despensa Vicentina até o dia 09 de julho de 1963. Em 09/06/1963, conforme ata foi nomeada a 1a diretoria que teve como presidente o confrade Dr Nelson John de Biari e vice-presidente o confrade Francisco Travaini. No mandato desta diretoria foram regularizadas as escrituras de compra lavrada e registradas no Cartório de Registro de Imóveis em 16/02/1966.
Com a posse da primeira diretoria o plano inicial era a construção de uma vila com casas para moradia gratuita de famílias carentes que não obteve a aprovação de Departamentos Central de Obras Unidas do Conselho Metropolitano de São Paulo. Diante dessa situação o projeto que já estava em planta ficou paralisado, com apenas a construção de duas casas germinadas onde hoje funcionam a Casa do Zelador e umas Salas de Aulas do Curso de Pré-Escola.
Segundo ata de 09/08/1970, foi eleita a diretoria presidida pelo Confrade Pedro Morello, vice-presidente o Confrade Francisco Travaine, 1o secretario Eidenir Brendolan, 2o secretário José de Souza Fontes, 1o Tesoureiro José Laurindo, 2o tesoureiro Nelson Thomazelli, mordomos confrades Emilio Pastorelli, João Zoccoler e Orlando Paulino.
Empossada essa diretoria foi discutida e aprovada a sugestão de instalação de uma escola artesanal de ferro, batido, lata e arame com aprovação do Consórcio de Entidades então exigentes, sob o titulo ainda de Vila Vicentina Nossa Senhora Aparecida. Logo em seguida foi iniciada a construção de galpão com instalações sanitárias.
Depois de pronto esse galpão, foram comprados máquinas e equipamentos com recursos fornecidos pelo Consorcio Internacional de Entidades Sociais, e no dia 20/08/1972, com a presença de inúmeros vicentinos e autoridades, o Reverendíssimo Frei Batista Wanders oficializou a Benção da Máquinas que colocaram em movimento a Escola artesanal de Latas. O ato de inauguração Contou com as presenças do Dr Ivalnildo Santiago e sua esposa D. Ney, presidente e assistente do Consórcio, respectivamente.



Em primeiro de agosto de 1975, entra em funcionamento a horticultura com 4 estufas, totalizando uma área coberta de 1.260 m2. Foram aplicados mais de 45 mil reais com a decisiva colaboração do Banco do Brasil.
Outras benfeitoria foram realizadas como o parque infantil, asfalto, salão social, refeitório, gabinete dentário, cozinha, pré-escola.
Não tendo mais a Escola Artesanal de Latas, a entidade teve seu foco alterado para as atividades aqui proposta, mas nunca parando as atividades e sempre atendendo aos pobres e mais necessitados.
O Artesanato, hoje denominado CEVER, atente cerca de 60 crianças e adolescente com idade entre 6 á 17 anos, no contra turno escolar com diversas atividades esportivas, fanfarra, auxilio nas tarefas entre outras. Há também a alimentação no local para todos os atendidos com fornecimento de café da manhã e almoço, café da tarde e jantar. Contamos hoje com um salão social, bem iluminada e climatizado para assim melhor desenvolver as atividades e com um área verde para atender as atividades externas proporcionando assim um ambiente agradável e seguro para nossas crianças e adolescentes, além de uma equipe com profissionais qualificados para cada atividade aqui contemplada.