INFORMAÇÕES GERAIS
A Associação dos Governadores dos Distritos Múltiplos “L” – AGDL é uma associação civil, sem fins econômicos, de âmbito nacional, que se caracteriza por ser um órgão auxiliar dos Conselhos de Governadores dos Distritos Múltiplos e dos Distritos da Associação Internacional de Lions Clubes que funcionam no Brasil.
Histórico
A AGDL foi fundada em 23 de maio de 1983, na cidade de Brasília (DF).
Com a divisão do Distrito Múltiplo “L”, em 1998, em quatro outros Múltiplos (LA, LB, LC e LD) a AGDL passou a ser a única entidade nacional do leonismo brasileiro.
Associados
Podem ser associados os Governadores, ex Governadores e os Vice-Governadores dos Distritos que integram os Múltiplos “L” e seus cônjuges e/ou acompanhantes adultos, desde que solicitem sua afiliação.
Direitos dos Associados
Participar de todas as atividades da AGDL;
Votar e ser votado para a Diretoria e Conselho Fiscal, desde que tenha exercido o cargo de Governador de Distrito;
Encaminhar propostas à Diretoria de interesse da AGDL e participar das deliberações
Submeter seus nomes para integrar a Academia Brasileira de Cultura Leonística (ABCL).
Deveres dos Associados
Cumprir o Estatuto, os Regulamentos e Deliberações da AGDL;
Pagar as taxas e contribuições que forem fixadas pela Assembléia Geral;
Comparecer às Assembleias e Reuniões para as quais forem regularmente convocados.
Objetivos
Congregar os Governadores, ex Governadores e Vice Governadores dos Distritos integrantes dos Distritos Múltiplos “L”, da Associação Internacional de Lions Clubes, para intercâmbio de idéias e experiências no desenvolvimento de atividades sociais e culturais vinculadas ao Leonismo;
Promover cursos de preparação de lideranças Leonística, em todos os níveis, podendo, para esse fim, celebrar convênios, parcerias, contratos e/ou comodatos com outras entidades;
Divulgar obras culturais de caráter Leonístico;
Contribuir para manter e aprimorar os padrões éticos, promovendo também a divulgação dos ideais Leonísticos podendo manter veículo de comunicação próprio;
Realizar anualmente a Convenção da AGDL;
Manter estreito relacionamento com a Direção dos Conselhos de Governadores e de suas respectivas Convenções visando a participação dos associados e de seus cônjuges e/ou acompanhantes adultos nos eventos programados durante o ano leonístico;
Assessorar os Governadores de Distrito do ano leonístico, sempre que solicitada;
Promover estudos visando maior participação do Leonismo nas soluções dos problemas nacionais;
Manter relacionamento com outras entidades congêneres;
Realizar encontros regionais com os Governadores de cada área, inclusive em conjunto com as comunidades, com o objetivo de promover a imagem do Leonismo;
Coordenar a Academia Brasileira de Cultura Leonística.
Realizar o Encontro Leonístico anual na mesma localidade escolhida para a realização da Convenção anual de um dos Distritos Múltiplos do Brasil, segundo a respectiva área geográfica, ficando sua organização a cargo dos respectivos dirigentes da Diretoria da Área Constitucional.
Diretoria
A Associação é administrada por uma Diretoria Administrativa, composta por um Presidente e três Vices – Presidentes eleitos anualmente. Os demais membros são nomeados pelo Presidente. Há um sistema de rodízio de presidência entre os Distritos Múltiplos.
Diretorias Regionais
Objetivando dar o suporte às ações regionais a AGDL tem um Diretor Regional para cada distrito nomeado pela Diretoria da Associação.
Academia Brasileira de Cultura Leonística – ABCL
A AGDL mantém como um órgão de preservação cultural do leonismo a Academia Brasileira de Cultura Leonística, que é regida por instrumento próprio e composto por um quadro de cem acadêmicos.
Mútua Leonística
A Mútua Leonística da AGDL presta auxílio financeiro ao benefício do Governador ou de seu cônjuge ou acompanhante adulto, associado (a) da AGDL, que vier a falecer, bem como aos Leões e Companheiras Leão dos Lions Clubes, conforme seu regulamento.