CARTA À COMUNIDADE – PDG MJF ANDRIANI

Estimado Amigo e Companheiro-Leão Governador,

            Tantas e quantas vezes normas ou orientações são aprovadas no âmbito distrital que, com o passar do tempo, caem no esquecimento e deixam de ser observadas em nossas atividades.  Tornam-se verdadeiras letras mortas tanto em nossa unidade como no movimento leonístico.

            Sempre acreditei e pugnei que o Lions deve tomar posição, sem qualquer conotação que envolva o sentido político/partidário, quando ocorrer fatos ou acontecimentos que denigram a imagem do nosso país, como ocorre atualmente com os casos de violência, corrupção, impunidade, falta de civilidade e tantos outros que cotidianamente tomamos conhecimento.

            Afinal, nossos Propósitos já dizem que precisamos nos interessar ativamente pelo bem-estar moral da comunidade.

            Venho me posicionando sobre o assunto já há algum tempo.  No ano leonístico 2007/2008 apresentei proposta que chegou a ser aprovada pelo Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, com recomendação para que fosse implantada em todos os Distritos.  A iniciativa do DMLC, salvo melhor juízo, não foi levada avante pelas unidades leonísticas envolvidas, especialmente aqui em nosso Distrito LC-6.

            Voltei ao tema no ano leonístico 2010/2011, apresentando um projeto de resolução para ser apreciado durante a 12.ª Convenção Distrital do LC-6.  Foi recomendada, mas também não deu em nada, pois nenhuma providência foi tomada pelos Governadores seguintes.

            O tempo foi passando, mas, em todo esse período, o assunto continuava tilintando em minha cabeça.  Sou insistente e não esmoreço facilmente.  Sempre preconizei que o ato de servir desinteressadamente, conforme preconiza a missão leonística, implica numa tomada de posição com relação a determinadas situações que incomodam a comunidade brasileira.  Levo em conta que o fato do leonismo permanecer alheio diante de atitudes que agridem a sociedade leva a uma imagem de omissão ou conivência.  Continuei considerando que qualquer posicionamento nesse sentido não fere as posturas leonísticas, e tampouco conduz a interpretações dúbias que induzam como ação política/partidária.

            Meu inconformismo com a situação aflorou minha vontade de voltar ao assunto.  No dia 16 de novembro de 2017, durante a assembleia ordinária realizada pelo Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista, clube ao qual orgulhosamente pertenço, apresentei para apreciação dos associados presentes um projeto de resolução (moção), consubstanciado pela seguinte ementa:  “Propõe a instituição da prática, para a Governadoria do Distrito LC-6, de se posicionar publicamente, com a anuência do Conselho Distrital, sempre que houver fatos candentes que possam criar desconforto à comunidade brasileira”.   A Diretoria do Clube deliberou que o assunto seria discutido pelos associados.   E, na assembleia geral realizada no dia 12 de dezembro de 2017, a proposta foi aprovada por unanimidade.   No dia 09 de janeiro de 2018 a Diretoria do Clube encaminhou o projeto, acompanhado de ofício e observando todas as recomendações estatutárias,  para o Diretor-Geral da 19.ª Convenção Distrital , a fim de ser encaminhada à apreciação da Comissão Técnica competente e eventual encaminhamento à aprovação pelos Delegados credenciados.   O projeto de resolução foi aprovado pelos Delegados durante a sessão plenária da Convenção realizada no dia 29 de abril de 2018, e entrou em vigor no ano leonístico 2018-2019.

            O projeto que foi aprovado tem dois pontos básicos:

            Primeiro – Fica instituída em cada reunião do Conselho Distrital do Distrito LC-6, a prática da manifestação, através de um documento consignado e aprovado pela totalidade dos membros do Conselho Distrital, denominado “Carta da Governadoria do Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes à comunidade”.

            Segundo – Esta carta não terá qualquer conotação político/partidário, sendo sua finalidade a de tão somente propagar os princípios de bom governo, boa cidadania e interessar-se pelo bem-estar cívico, cultura, social e moral da comunidade, princípios fundamentais da filosofia leonística, e apontando fatos que mereçam análise e discussões por parte da comunidade.

            O projeto recomenda, ainda, que seja incluído no Estatuto do Distrito LC-6, onde couber, um item ou artigo que determine:  “Dar publicidade e divulgar a ‘Carta da Governadoria à Comunidade’, apontando fatos ou reclamações que digam respeito aos interesses comunitários”.

            Não considero que a realização desse sonho, acalentado há tanto tempo, tenha qualquer conotação pessoal.  Muito pelo contrário!  Quem ganha, no meu modesto entendimento, é o leonismo da nossa unidade distrital, que passou a contar com uma arma poderosa para se posicionar sempre que ocorrerem fatos que denigram a sociedade brasileira.

            Cabe aos Clubes e seus associados, depois da aprovação das suas respectivas assembleias, municiar a Governadoria com temas que poderão estimular e embasar a edição das cartas do Distrito à comunidade.

            Desconheço se a moção aprovada na Convenção Distrital realizada em 29 de abril de 2018, e que entrou em vigor no ano leonístico 2018-2019, teve a divulgação necessária, conforme recomenda o Estatuto do Distrito LC-6 que, no § 1.º do seu artigo 40, estabelece:

                        “Todas as deliberações aprovadas na Convenção Distrital, quer sejam moções, recomendações e alterações estatutárias serão, obrigatoriamente, e no prazo de 30 (trinta) dias da sua realização, dado publicidade na sua íntegra a todos os Clubes do Distrito LC-6, a todos os componentes do Conselho de Ex-Governadores e ao Distrito Múltiplo LC.”

            Ressalto, também, que o § 2.º do mesmo artigo 40 do Estatuto do Distrito LC-6 determina que:  “Todas as moções aprovadas na Convenção Distrital, com a obrigação de fazer, serão integradas como norma e introduzidas em anexo a este Estatuto, para serem obrigatoriamente cumpridas pelos futuros dirigentes (Governadoria) pelo tempo em que vigorarem ou até sua revogação, se houverem e quando houverem. ”   E ISSO JAMAIS FOI PROVIDENCIADO ATÉ A PRESENTE DATA.

            A verdade é que, até hoje, durante os anos leonísticos 2018-2019, 2019-2020, 2020-2021, 2021-2022 e 2022-2023, nenhum Lions Clube do Distrito do Distrito LC-6, e muito menos os Governadores daqueles anos, deram a mínima atenção para o que foi sugerido pela referida moção e, dessa forma, nenhuma “Carta da Governadoria à Comunidade” foi editada e divulgada.

            Chegamos ao ano leonístico 2023-2024!  E agora, estimado DG Ronald Eduardo Tristão, a resolução (moção) aprovada e existente vai continuar esquecida nos esquecidos anais do Distrito LC-6, ou o prezado Governador vai desenterrar o assunto e avivar nossos Clubes a respeito da importante atividade?

            Assuntos que denigrem a imagem do nosso pais, e que podem embasar a edição da carta é o que não faltam:

                        – Abusos sexuais contra crianças.

                        – Violência contra a mulher.

                        – Falta de assistência aos idosos.

                        – Violência contra a sociedade praticada por traficantes e milícias.

                        – Aumento da criminalidade.

                        – Letalidade policial.

                        – Falta de proteção aos povos originários.

                        – Deficiência de creches para crianças.

                        – Licenciosidade que grassa na televisão brasileira.

                        – Desamparo da população com relação à saúde pública.

                        – Etc., etc., etc…

            Repito que fatos que denigrem a sociedade brasileira é o que não faltam.  Basta folhear os jornais diários ou assistir os programas televisivos que eles estão à mostra de todos.  Basta querer olhar!

            Para avivar a memória, estou anexando cópia da resolução (moção) que foi aprovada na Convenção Distrital de 29/04/2018 e está em pleno vigor.

            Sugiro alertar os estimados Companheiros-Leão e dulcíssimas Companheiras-Leão Presidentes de Clube e suas diretorias a respeito da moção que está em vigor, encarecendo que os mesmos selecionam os temas de maior realce e os encaminhem para seus Presidentes de Região e Divisão, para que estes, durante as reuniões do Comitê do Gabinete Distrital, os coloquem em pauta para análise e deliberação, a fim de possibilitar que o Governador do Distrito elabore o documento que se fizer necessário.

            Estou fazendo minha parte!   A palavra é sua, estimado DG Ronald Eduardo Tristão!

            Leonisticamente,

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

Ex-Governador 1997-1998 do Distrito LC-6 (que no ano era L-17)

1 comentário em “CARTA À COMUNIDADE – PDG MJF ANDRIANI”

  1. PARABÉNS PELA EXCELENTE REIVINDICAÇÃO!
    Infelizmente, é muito mais fácil se cuidar de causas que ninguém vai ser contra mesmo, em fez de temas mais profundos e que possívelme terão alguma resistência.
    Ex.: Se recolher alimentos para se doar cestas básicas, é muito mais fácil do que dar uma palavra de apoio a agricultores ativos em um município que quer arrecadar IPTU (Não aceitam ITR), mesmo sabendo que produzimos alimentos (animais e vegetais), mudas de plantas, geramos empregos e renda, e temos 55% de áreas agrícolas ou agricultáveis. CaL Maria do Horto, LIONS Ilha do Governador, Município do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima