LC DE MIRASSOL – REVIVA O ÓLEO

Sanessol reforça compromisso ambiental por meio da conscientização e parcerias para descarte correto do óleo de cozinha usado

24 de May de 2024

Seja por meio da pia, ralo ou vaso sanitário, o descarte irregular do óleo de cozinha impacta diretamente no saneamento básico, provocando obstrução do encanamento com camadas de gordura, acúmulo de sujeira e atração de pragas urbanas que podem disseminar doenças.  Para evitar estes danos, quatro concessionárias da Iguá Saneamento – Paranaguá Saneamento, Iguá Rio, Águas Cuiabá e Sanessol – fazem a arrecadação de óleo de cozinha usado e o encaminham para a reciclagem, visando a redução do impacto ambiental e a promoção da educação socioambiental.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e o IBGE, os brasileiros despejam cerca de 1 bilhão de litros de óleo incorretamente a cada ano. Para se ter uma ideia do estrago gerado por essas substâncias, um único litro de óleo descartado de forma errada pode poluir o equivalente a 20 mil litros em cursos d´água.

E os malefícios não param por aí: caso chegue ao solo, o óleo o impermeabiliza, podendo causar enchentes, além da contaminação dos lençóis freáticos. Sua decomposição nos aterros sanitários libera gás metano, que é altamente poluente, aumenta a temperatura e interfere no clima do planeta, contribuindo para o aquecimento global. 

Por todas essas razões a Iguá Saneamento, por meio de suas quatro operações, promove a coleta e a conscientização sobre seu descarte correto. Se reciclado, esse óleo pode ser transformado em sabão em barra e até em biodiesel.

“O óleo de cozinha usado é altamente poluidor sobre o solo e principalmente sobre a água. Reciclar, reaproveitar e reduzir o impacto deste resíduo no meio ambiente é um dever de todos nós”, afirma João Roberto, Diretor Institucional e de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento.

Em Mirassol (SP), o projeto Reviva Óleo, realizado pelo Lions Club com apoio da Sanessol, envolve as todas as escolas da rede pública de ensino da cidade, totalizando 4 mil alunos da educação infantil e fundamental 1, com idades entre 04 e 11 anos. São realizadas palestras de conscientização sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado e mobilizações para arrecadar esses resíduos. Todo volume captado é transformado em biodiesel e a empresa coletora doa alimentos e óleo novo que são entregues para instituições sociais de Mirassol.

Só em 2023, foram arrecadados aproximadamente 6 mil litros de óleo usado e as instituições receberam 1,8 mil litros de óleo novo e 1,2 mil quilos de arroz. Já nos primeiros meses de 2024, 894 litros de óleo usado foram trocados por 120 kg de arroz e 327 frascos de óleo de soja, que é destinado a instituições sociais da cidade.

“É preciso conscientizar a população que o descarte irregular de óleo de cozinha impacta no saneamento básico. E saneamento básico está intimamente ligado à saúde e bem-estar da população”, conclui João Roberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima