Visita hoje ao Lions Clube Ribeirão Preto Jardim Paulista. Fomos visitar uma instituição SAICA, que faz acolhimento a crianças e adolescentes vitimadas . Muito triste ver aquelas crianças, é de cortar o coração. ( CaL Luciana Tristão )
Na 6a. feira, dia 12 de abril, o DG MJF RONALD EDUARDO TRISTÃO / CaL LUCIANA, estiveram visitando o LIONS CLUBE DE RIBEIRÃO PRETO JARDIM PAULISTA, clube fundado em 21 de dezembro de 1.976, portando com 48 anos de prestação de serviço desinteressado, que é dirigido neste AL pelo CL LUIZ EDUARDO FONSECA / DM GISLENE LILMA TEIXEIRA FONSECA ( tesoureira do clube), e que tem como secretário o PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI / MJF NADIR JULIANI ANDRIANI, um dos icones do distrito LC-6, Governador no AL 1997/1998). Durante o periodo da tarde, o DG visitou a instituição SAICA ( https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/assistencia-social/saica ), realizou a reunião administrativa, e à noite, em sua sede, recepcionou a todos com um jantar festivo, que contou com a presença dos PDGs ANTONIO CARLOS BITTAR, ANTONIO PAULO CALIENTO, JOSÉ GOMES DUBA DAS CHAGAS, e representanters de vários clubes, entre eles, a presença do CL VALDECIR DA SILVA, Secretário do LIONS CLUBE DE ALTINÓPOLIS, que após passar por sérias dificuldades e o lamentavel falecimento do MJF OSVALDO SILVA, vem mantendo desde 1.970, vem mantendo viva a chama do leonismo altinopolense.
Aos
Estimados CCLL, CCaLL e DDMM
O Governador do Distrito LC-6, DG Ronald Eduardo Tristão,
acompanhado da sua dulcíssima CaL Luciana Bocchi Cristão, visitou
oficialmente o Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista no dia de ontem,
12 de abril de 2024.
À noite, durante o jantar festivo, fui honrado pelo Presidente e pela
Diretoria para fazer a saudação ao Governador em nome dos associados do
Clube.
Ao final da solenidade, acredito que mais pela amizade que nos une do
que a qualquer outro mérito, recebi solicitação de vários Companheiros e
Companheiras para que lhes enviasse cópia da minha manifestação.
Como a memória me trai e não consigo recordar de todos que fizeram
tal solicitação, estou tomando a liberdade de anexar cópia do
pronunciamento que fiz, para conhecimento de eventuais interessados.
Um fraterno abraço leonístico a todos e a todas.
PDG Andriani
(Saudação feita pelo PDG MJF Antonio Domingos Andriani ao Governador do Distrito LC-6, DG Ronald Eduardo Tristão, quando este, acompanhado de sua CaL Luciana, visitou oficialmente o Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista na noite do dia 12 de abril de 2024)
“Quero agradecer a oportunidade que me foi oferecida pela minha Diretoria para saudar o Governador do Distrito LC-6 e meu particular amigo Ronald Eduardo Tristão.
Ronald é o próprio retrato da superação de uma pessoa. Vou procurar, resumidamente, enfocar um retrospecto de esta é a sua vida.
Ronald nasceu em São Paulo no dia 20 de maio de 1964.
Desde seu nascimento foi criado apenas pela mãe, D.ª Alcina Maria Tristão.
Quando tinha apenas 3 anos de idade sua mãe sofreu grave acidente, foi atropelada e ficou um ano em estado de coma.
Diante do acontecido, o pequeno Ronald ficou sob os cuidados da sua tia Olívia, que trabalhava para a família Malzoni na Capital do Estado, e passou a morar com a mesma em seu emprego.
Sua outra irmã, Regina, foi entregue para outra família, cortando o vínculo de irmandade que os unia.
Por dificuldades em permanecer com a tia em seu emprego, o pequeno Ronald foi encaminhado para internação no Educandário Santo Antônio da cidade de Matão.
Criança negra, com 3 anos de idade, e colocado num internado, Ronald tinha as características ideais para engrossar as estatísticas sombrias que hoje assolam a sociedade brasileira.
No entanto, quis o bom Deus que o caminho do pequeno Ronald fosse tomado e ornamentado por alguns anjos que o conduziriam para ser um cidadão de bem.
O primeiro desses anjos foi o Sr. Carlos Malzoni, que colaborava generosamente com a instituição e influenciou no processo que o conduziu para acolhimento e cuidados do Educandário Santo Antônio de Matão.
Outros anjos significativos na vida de Ronald foram as irmãs claretianas que administravam o educandário, que moldaram sua vida, sua personalidade e o colocaram no caminho da verdade e do bem.
Mas essa moldagem feita pelas irmãs claretianas no comportamento final de Ronald não foi fácil. Ele era da pá virada. Constantemente irrequieto e peralta, suas traquinagens fez com que ele levasse algumas boas surras. Às vezes, apanhava um dia sim e outro também. Algumas dessas surras era por que ele, sistematicamente, se recusava a tratar as pessoas por “senhor” ou “senhora”, que era um costume rigoroso na época. Por uma ironia do destino, anos depois, quando ingressou no Lions, lhe ensinaram que, aqui entre nós, é proibido chamar alguém de “senhor” ou “senhora”. Coisas do destino e da vida de Ronald.
Aos 11 anos de idade, ainda interno do educandário, foi trabalhar em uma fábrica de doces da cidade de Matão, onde teve contatos com duas famílias: os Galli e os Trevizaneli. Ronald nunca se esquece que o Sr. Natal Galli foi um dos anjos que Deus colocou em seu caminho.
Aos 18 anos voltou à cidade de São Paulo para ingressar em um cursinho quando, depois de 15 anos, voltou a reencontrar sua mãe. Mas a convivência com a genitora foi efêmera, pois ela veio a falecer carca de um ano depois.
Continuou morando no educandário até os 19 anos de idade, sempre cercado pelo carinho e orientação das irmãs claretianas.
Ronald sempre foi muito estudioso. Aos 20 anos de idade ingressou na atual Universidade de Lins, que era uma entidade particular. Tentou conseguir uma bolsa de estudos gratuita para prosseguir seus estudos. Mas, na análise do seu pedido, o Diretor da Faculdade, que o atendeu no corredor, sem sequer se dignar a recebe-lo em sua sala, negou a solicitação e disse textualmente que ele precisava abandonar o estabelecimento de ensino caso não efetuasse o pagamento das mensalidades. Uma funcionária da escola ouviu a conversa entre Ronald e o Diretor e a notícia começou a correr internamente. Os comentários chegaram aos ouvidos de um aluno da escola que estava se formando naquele ano e era bem amparado financeiramente. Seu nome era Eduardo não se sabe do que, pois Ronald simplesmente não o conhecia. Esse Eduardo pagou todas as mensalidades de Ronald daquele seu primeiro ano na escola. Foi um outro anjo que surgiu na vida do nosso homenageado. Ronald nunca mais teve notícias ou soube do paradeiro daquele seu anjo Eduardo.
Como o curso na faculdade era em período integral, Ronald não possuía recursos financeiros suficientes para bancar outros custos e futuras mensalidades. Foi quando surgiram dois novos anjos em sua vida, o casal Thereza e Armando Marchesan, que residiam em Matãoa e que ele conheceu quando ainda estava no educandário. O casal custeou o restante das mensalidades do seu curso de engenharia elétrica. Outros custos ele tentava pagar com recursos próprios, que ainda eram insuficientes. Foi quando surgiu um outro anjo da sua vida, a Regina Trevizanelli, que comandou uma campanha junto aos funcionários do Banco do Brasil de Matão para que ele pudesse complementar suas despesas.
Foi graças a essa rede de solidariedade que ele se formou engenheiro elétrico no final de 1991.
Depois de formado, Ronald era só trabalho e mais trabalho. Progrediu graças à sua tenacidade e crença em Deus. Prestou serviços para grandes empresas dos ramos de engenharia civil e industrial. For professor da Etec e do Senai de Matão. É pós-graduado (Latu Senso) em “Especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”. Possui sua própria empresa de consultoria, a Suporte Engenharia.
Ronald conheceu, namorou e se casou com Luciana Bocchi. Ela foi o anjo definitivo que surgiu em sua vida. Luciana segurou a bússola que levou a nau da vida de Ronald para um porto seguro.
No Lions, desde que ingressou no movimento, em 28 de abril de 2011, até ser empossado como Governador do Distrito, em junho de 2023, nos Estados Unidos, sua vida leonística acompanhou o mesmo sucesso que ele teve na sua vida pessoal. Hoje, entre tantas outras atividades que desenvolveu e desenvolve, tornou-se um especialista no preparo de projetos destinados à obtenção de subsídios junto a Lions Clubs International Foundation, destinados à realização de obras para atendimento das necessidades comunitárias. E vive, solicitado pelos Clubes, viajando pelos Distritos deste Brasil afora, treinando e capacitando Leões para se tornarem especialistas no preparo desses projetos para LCIF.
Companheiros, Companheiras e Domadoras, este é o nosso Governador Ronald Eduardo Tristão, figura símbolo de recuperação humana, e que merece a honra do nosso aplauso carinhoso.”
Parabéns ao LC DE RIBEIRÃO PRETO JARDIM PAULISTA, clube dos mais tradicionais do nosso Distrito, que ao longo dos anos, e já são 54 anos, vem mantendo viva a chama do leonismo e do companheirismo, sendo uma instituição muito atuante e respeitada na comunidade local.
Há muitos anos, sempre estive presente nas assembleias do clube, mas neste AL, no caso especifico de ontem, dia 12 de abril de 2.024, não compareci por motivos imperiosos à nossa vontade. Confesso que fiquei muito chateado por não ter ido levar o meu abraço a todos os CCLL, com os quais mantenho uma grande afinidade, especialmente o PDG ANDRIANI / NADIR, o PRESIDENTE LUCIANO / GISLENE, a CaL LUCELI PUPIN, o CL Munhoz e tantos outros. Rever também o Governador DG MJF Ronaldo e sua querida Luciana que vem provando ao distrito que não só eles, mas todos os clubes e companheiros envolvidos neste AL que somos GENTE SERVINDO GENTE.
Infelizmente, nem sempre depende de nossa vontade, fazermos aquilo que queremos. A idade vem chegando, a dependência vai se instalando, a saúde também (apesar de ainda estar bem, com a graça de Deus).
Registro no entanto que espiritualmente estive ai, e agora vendo as fotos, fica um sentimento de tristeza, pois a vontade era estar ai presente, revendo todos os CCLL e os visitantes, os PDGs, que para mim, são partes integrante de minha família.
Um grande abraço a todos e a certeza de que esta minha ausência, em nada irá afetar a afinidade que tenho com este clube querido, que sempre estão nas ocasiões do LC DE BRODOWSKI, como o nosso clube sempre esteve neste JD. PAULISTA.
Fica a minha justificativa, por ter perdido esta oportunidade de também rever a MJF NADIR, grande amiga e companheira, bem como seu leão, PDG ANDRIANI, que em várias ocasiões, vem me visitar pessoalmente em minha residência.
Que o LC DE RIB. PRETO JARDIM PAULISTA continue a sua caminhada, vencendo os obstáculos que surgem (e quem não os tem….), mas sempre atuante e ativo.
Nos revemos em breve.
PMJF ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA
DM MARIA TARCILIA
LC DE BRODOWSKI
Agradeço, em nome do Lions Clube Ribeirão Preto – Jardim Paulista, aos CCLL, CCaLL, Domadoras e visitantes que estiveram presentes em nosso jantar em homenagem à visita do Governador Ronald. Sua presença nos alegrou. Obrigado por contribuírem com nosso Clube! – Presidente -Eduardo Fonseca.