LC DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CENTRO – PROJETO APRENDER

Faltando quatro dias para a Páscoa, integrantes do Lions Clube Centro de São José do Rio Preto fizeram crianças de duas instituições abrirem um largo sorriso ao serem presenteadas com chocolates. Logo pela manhã desta quarta-feira (27) o presidente do clube, CL Tiago César Donini, acompanhado do seu secretário CL Manoel Estrela Matiel, estiveram no Projeto Aprender da Casa Thales para fazer a doação de chocolates para as 75 crianças atendidas, arrecadados junto aos integrantes da instituição e do Clube das Acácias da loja maçônica Aprendizes do III Milênio.

Depois seguiram para o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, onde foram doados, no setor de pediatria, chocolates para as 55 crianças em atendimento pela instituição. A unidade do Lucy Montoro em São José do Rio Preto atende, desde 2011, pacientes vítimas de lesões, doenças incapacitantes e de traumatismo craniano. A primeira-dama do Lions, a assistente social Franciani Barraviera Donini, acompanhou a entrega dos chocolates para as crianças e ficou emocionada com a alegria dos pequenos ao receberam os mimos. “São pequenas ações, mas que fazem muita diferença na vida dessas crianças”, afirmou.

Projeto Aprender na Casa Thales

No Projeto Aprender da Casa Thales, a comitiva do Lions foi recebida pela coordenadora Elisabeth Yano, que mostrou todas as dependências do local e agradeceu a doação dos chocolates.  A Casa Thales começou a funcionar em 2019, depois que o empresário Wellington Zacharias resolveu homenagear seu filho Thales Caravalho Zacharias, que sofreu acidente de carro em 2010 e morreu seis meses depois, em 2011. Wellington escolheu um imóvel, na rua Raul de Carvalho, 1523, no bairro Redentora, próximo ao Hospital de Base. Comprou e reformou o imóvel e entregou nas mãos de uma entidade para ajudar no acolhimento das pessoas e familiares que vem em busca de tatamento de saúde em São José do Rio Preto. Existem nas proximidades do HB várias casas de apoio, mas elas ainda não são suficientes para atender a demanda.

A casa está apta para receber 28 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. No local podem se hospedar e receber, todos os dias, café da manhã, almoço e jantar, além de apoio psicológico e assistencial.

Em 2022, a Casa Thales ampliou suas atividades passando também a atender crianças no contraturno escolar. São crianças, geralmente filhos de pessoas que trabalham no Hospital de Base ou em outras empresas nas proximidades que não tinham onde deixar seus filhos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da leitura, escrita e do cálculo, bem como a valorização do ser humano, por meio da música, artes, práticas corporais e esportivas.

 Lions Clube e sua história

O Lions Internacional é uma organização de clubes serviços, presente em 219 países, cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas para atender causas humanistas e promover trabalhos voltados à comunidade local.

A organização, fundada em 1917 em Chicago, nos Estados Unidos, por Melvin Jones, possui cerca de 1,4 milhão de associados distribuídos por 49.000 clubes. O Lions Clube Centro de São José do Rio Preto foi fundado em 1953 e figura entre seis primeiros clubes fundado em território brasileiro.

O Lions Clube ajudou a construir em São José do Rio Preto os seis primeiros barracões do Instituto São Judas Tadeu. Ajudou a fundar e administrou, durante os 20 primeiros anos, o Instituto Rio-pretense dos Cegos trabalhadores (IRCT), assim como também ajudou a fundar o Instituto Alarme e a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Juntamente com o Lions Clube Sul os integrantes do Lions Clube Centro promovem e realizam constantes campanhas em prol da comunidade local, tais como doação de sangue, plantio de árvores, arrecadação de blister e óleo usado, entre outras atividades.

Nessa campanha de arrecadação de chocolates, feita integrantes do Lions Centro e organizada pelas mulheres que fazem parte do Clube das Acácias da Loja Maçônica Aprendizes do III Milênio, Tiago Donini destacou a participação do empresário José Manoel Aguiar, que sozinho doou mais de 100 caixas de chocolate para a campanha. “Foi uma campanha modesta, mas que graças a Deus deu para atender crianças de duas instituições de São José do Rio Preto”, afirmou o presidente, acrescentando que se cada um fizer sua parte haverá sempre um mundo melhor para todos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima