Favarão, Suzana e Braite, dos Correios e Tiago Donini e André Grotta, do Lions Centro
O Lions Clube Centro de São José do Rio Preto se uniu às diversas campanhas que estão sendo organizadas para arrecadar itens de primeira necessidade, como roupas, produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e água potável. Nesta sexta-feira, o presidente do Lions Centro, Tiago César Donini, acompanhado de alguns integrantes do clube, esteve na agência central dos Correios em São José do Rio Preto para proceder a doação de mantas e cobertores adquiridos pela entidade em lojas do comércio local.
Tiago Donini informou que os integrantes do clube fizeram uma “vaquinha” entre eles e arrecadaram o suficiente para a compra de cerca de 200 mantas e cobertores. “Tudo novinho e ainda dentro das embalagens para doarmos aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul que passam neste momento por essa calamidade”, afirmou. “Pode não ser muita coisa, mas estamos doando de todo coração e com muito carinho fazendo a nossa parte. Se cada um, cada entidade fizer um pouquinho o muito se tornará grande para ajudarmos esse pessoal do sul que passa por momentos difíceis e muito tristes. Sabemos que muitos deles ficaram só com a roupa do corpo e estão desalentados, precisando de ajuda”.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que todo o montante em dinheiro que está chegando ao Estado que será gerido por um comitê coordenado pelas lideranças do Lions e do Rotary Clube. “Isso por si só já demonstra a credibilidade que o Lions e o Rotary possuem na sociedade. São pessoas, em geral, todas bem de vida, que querem sempre fazer o bem e ajudar os demais”, afirma Tiago Donini, presidente do Lions Centro em São José do Rio Preto. “Essa campanha estava prevista para ajudarmos algumas entidades filantrópicas de nossa cidade. No entanto, vimos que as necessidades de nossos irmãos do sul eram mais urgente e resolvemos direcionar tudo para lá”.
O material doado pelo Lions Centro foi recebido na agência central dos Correios em São José do Rio Preto pelos gerentes de operações Sebastião Braite, que coincidentemente também faz parte do Lions de Tanabi, Carlos Roberto Favarão e pela gerente comercial Suzana Ciudad. Eles informaram que mais de duas toneladas de doações da cidade, contendo principalmente galões e garrafas de água mineral, já foram despachadas por meio de containers para o Rio Grande do Sul. Neste sábado deve seguir mais um container carregado de doações para o sul. A Ordem Demolay de São José do Rio Preto, entidade paramaçônica para meninos entre 12 a 21 anos, doou quase 1 tonelada de água mineral para ser encaminhada aos desabrigados pelas enchentes.
Tiago Donini, Nelson Gonçalves e André Grotta, do Lions Centro, e Sebastião Braite, do Lions Tanabi e também gerente de operações dos Correios, mostram as mantas novinhas, ainda nas embalagens adquiridas em lojas do comércio local
Correios recebem as doações para encaminhar ao Sul
Toda a rede de agências dos Correios nas regiões do Nordeste, Sudeste e Sul do país está recebendo doações de água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para animais. O transporte é feito pelos Correios de maneira gratuita, sem custo para quem faz a doação. Os próprios funcionários dos correios estão ajudando a fechar as caixas e pacotes de doações, com identificação dos itens e nomes das entidades doadoras.
As doações estão chegando base aérea militar do município de Canoas, onde está funcionando um centro de triagem de distribuição, com apoio de voluntários e gerenciamento de um comitê formado por integrantes do Lions e do Rotary, entre outras entidades não-governamentais e órgãos dos governos federal e do estado.
O Correios também está selecionando voluntários na triagem de donativos que serão destinados às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O apoio será necessário nas centrais da estatal em Cajamar e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (DF), em Cascavel, Londrina e Curitiba, no Paraná. Os interessados em se inscrever como voluntários para ajudar na triagem das doações podem enviar suas inscrições pelos e-mails sgreo-bsb@correios.com.br (Brasília), spm-voluntarios-rs@correios.com.br (São Paulo) e prsgreoegepesse@correios.com.br (Paraná), e devem conter nome completo e telefone de contato.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, os Correios já arrecadaram 1,2 milhão de toneladas de donativos para distribuição à população do Rio Grande do Sul. As doações são enviadas ao Estado por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e por caminhões. “É importante nesse momento a união de todos os esforços para atender essa população, vítima das enchentes”.