SOMOS OS LEÕES QUE PODERÍAMOS SER?
Entre os versos da notável e extraordinária poetisa Cecília Meirelles anotei uma expressão de grande sensibilidade e beleza, que estou repassando para encantamento e aproveitamento dos eventuais interessados. Escreveu ela:
“O vento é o mesmo, mas a sua resposta em cada folha é diferente. Se observarmos as árvores em relação ao vento veremos que algumas agitam vigorosamente os seus galhos e folhas, arqueando-se como se quisessem alcançar o chão. Outras, porém, na mesma situação, apenas balançam os galhos aproveitando o impulso do vento. Outras, ainda, tremulam placidamente, indiferente àquelas que se agitam e balançam (…). A mesma situação aplica-se à nossa vida. Uns agitam-se desesperadamente para vencer, buscando sempre algo mais para dar sentido à vida, enquanto outros apenas procuram cumprir as obrigações, sem qualquer preocupação maior. Outros, acrescente-se, são como as folhas que tremulam indiferentes, vivem apenas.”
No leonismo tal situação não é muito diferente. Podemos aplicar também, aqui entre nós, as palavras tiradas da obra ceciliana.
O ideal, o espírito do leonismo é o mesmo – diríamos – mas a as respostas em cada Leão são diferentes. Uns vivem o movimento intensamente, estudando, participando de forma ativa, transmitindo aos outros a beleza do leonismo. Outros, entretanto, apenas balançam sem qualquer integração mais efetiva. Outros, ainda, existem que tremulam como folhas fleumáticas, pouco se importando com os trabalhos dos Clubes ou de seus Companheiros-Leão, Companheiras-Leão e Domadoras.
O vento é o mesmo, dizia a exraordinária poetisa num grande momento de sensibilidade, mas as respostas em cada folha são muito diferentes (…).
Um fraterno abraço a todos e a todas.
PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI
PS: Quero deixar com vocês quatro questionamentos. Respondam com toda sinceridade e guardem as respostas consigo. De tempos em tempos, releiam e meditem sobre elas.
- Por que você entrou para o Lions?
- O que este ingresso serviu para valorizar sua vida?
- Qual a sua meta/sonho no leonismo?
- Como pode um Lions Clube bem-sucedido fazer algo realmente diferente pela sua comunidade?