DG MJF Ronald, exemplo de superação

Sua infância e adolescência se deram no educandário na cidade de Matão. Ronald Tristão teve uma vida leonistica das mais ativas, tendo ingressado no clube em 28 de abril de 2011, apadrinhado pela CaL Rosana Martins. Sua esposa, LUCIANA BOCCHI TRISTÃO se tornou COMPANHEIRA LEÃO em 15 de abril de 2.012.

Ronald e Luciana Bocchi Tristão presidiram ao Lions Clube de Matão nos Anos Leonísticos de 2013-2014; 2015-2016 e 2020-2021, Ronald foi eleito para servir como governador do Distrito LC-6 durante a 105ª Convenção Internacional de Lions Clubes, realizada no último período de 7 a 11, em Boston (Massachusetts, Estados Unidos).

Nos últimos dias 6 e 7 de maio, ocorreram variadas atividades e atrações da 24ª edição da Convenção do Comitê do Gabinete Distrital, em Passos (MG), sendo que no domingo (7), na Câmara Municipal do referido município, Ronald foi eleito governador do Distrito LC-6 com 100% dos votos dos participantes

Segue entrevista com o carismático governador Ronald.

Você morou em orfanato. Por qual motivo?

Nasci em São Paulo (Capital) no dia 20 de maio de 1964 e somente minha mãe, Alcina Maria Tristão, cuidava de mim. Quando eu tinha três anos de idade, minha mãe foi atropelada e ficou um ano em coma. Minha tia Olívia trabalhava com a Família Malzoni na Capital e me levou para morar com ela no emprego, sendo que minha irmã Regina foi morar com outra família. Por intermédio do senhor Carlos Fernando Malzoni, fui acolhido no Educandário Santo Antonio, em Matão, sob responsabilidade das Irmãs Claretianas. Minha mãe se recuperou, mas continuei morando no educandário até meus 19 anos de idade e foi a melhor coisa que me aconteceu, pois recebi muito carinho, muita atenção. Agradeço muito a toda equipe do referido educandário, bem como ao senhor Carlos Fernando Malzoni, que sempre colaborou de forma generosa com esta instituição.

Quando você começou a trabalhar?

Foi aos 11 anos de idade, no Galli Comércio de Doces, onde tive contato com membros das Famílias Galli e da Família Trevizaneli. Me lembro bem do senhor Natali Galli, outra pessoa essencial à minha vida. Fui fazer cursinho em São Paulo aos meus 18 anos de idade, reencontrei minha mãe, mas ela faleceu um ano depois de revê-la.

Relate sua formação estudantil.

Sou técnico em Química com especialização em açúcar e álcool pela Fundação Barra Bonita de Ensino (FunBBE). Aos 20 anos, ingressei na atual Universidade de Lins (Unilins), escola particular. Tentei bolsa de estudo gratuita, mas o diretor me atendeu no corredor mesmo e o meu pedido foi negado. Uma funcionária ouviu a conversa e o assunto começou a correr, chegando aos ouvidos de um aluno que estava se formando lá, o Eduardo, que me pagou todas as mensalidades daquele primeiro ano, sendo que eu sequer o conhecia. Ele me mostrou todas as quitações. Nunca mais tive contato com o Eduardo. Como o curso era em período integral, não conseguia obter recursos financeiros suficientes para bancar os outros custos e futuras mensalidades. Então, contei com pessoas que conheci quando estava no educandário. O casal Thereza e o saudoso Armando Marchesan me custearam o restante das mensalidades do curso de Engenharia Elétrica. Outros custos, eu tentava pagar com esforços próprios, sendo que também contei com uma campanha que a Regina Trevizaneli fez junto a funcionários do Banco do Brasil de Matão. Com esta rede de solidariedade, me formei engenheiro elétrico no final de 1991.

E suas atividades profissionais?

Como profissional, contei com bastante ajuda de José Carlos Chiozzini (Carlão) e Paulo Sergio Sassi (diretor das unidades Senai de Matão e Araraquara. Já prestei serviços para grandes empresas dos ramos de construção civil e industrial e fui professor na Escola Técnica ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ (Etec-Matão) e na Escola Senai ‘Oscar Lúcio Baldan’. Sou pós-graduado (Lato Sensu) em ‘Especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e nas Engenharias’ pela Unesp e pós-graduação em Desenvolvimento de Liderança pelo Instituto de Liderança para Leões Emergentes-Distrito LC1/Universidade do Rio de janeiro. Também sou Leão Orientador Certificado e proprietário de uma empresa de consultoria, a SUPORTE ENGENHARIA.

Além de ser presidente do Lions Clube de Matão por três vezes, quais suas principais atividades junto à entidade até assumir o governo do Distrito LC-6?

Assumi diversos cargos no Lions Clube. Como assessor distrital de Subsídios da Lions Club International Foundation (LCF), fui responsável pela elaboração e aprovação de Projetos de Subsídios da LCF para o Distrito LC-6 no valor aproximado de US$ 1 milhão. Fui coordenador de treinamentos para elaboração de Projetos de Subsídios para outros distritos e continuo auxiliando na Elaboração de Projetos. Também fui orador oficial da Reunião do Gabinete Distrital (RGD) no Ano Leonístico 2018-2019, em Tanabi. Em reconhecimento aos serviços prestados para o Lions, recebi condecorações, incluindo o Título Companheiro de Melvin Jones por ter reativado o Leo Clube de Matão depois de 20 anos de inatividade deste. Também recebi o Título de Cidadão Matonense pelas atividades e realizações em prol a Matão. Participo ativamente de diversas organizações de direitos humanos, comunitárias e profissionais, servindo como voluntário da Comissão Municipal do Meio Ambiente. No Conselho de Fiscalização do Crea-SP, atuo como inspetor regional de Engenharia Elétrica e sou membro da Loja Maçônica Mista do Brasil ‘Igualdade e Perseverança’.

Agora o desafio é governar ao Distrito LC-6.

Desafio é para ser superado, né! Posso bem afirmar isso. Conheço meus companheiros e companheiras, as domadoras, os leos deste valoroso Distrito LC-6. Nossa garra é admirada por todos os Distritos Lions do Brasil. Temos alguns pontos das propostas da presidente Internacional Patti Hill, cujo lema é ‘Mudando o Mundo’ e seus programas se concentrarão em quatro prioridades principais, que são essenciais para a missão de serviço imposta pelo Lions. A primeira delas é a de criar um ambiente mais verde e mais limpo. A segunda é compartilhar as boas histórias com o mundo. A terceira é desenvolver o potencial de serviços com leões e líderes no mundo inteiro. E a quarta – talvez mais importante – é apoiar a fundação global do Lions Club International. Vamos com garra e muita disposição, arregaçar as mangas e trabalhar como sempre fizemos. Conto com o empenho e comprometimento de todos, inseridos no espírito do nosso slogan ‘Gente servindo Gente’. Vamos compartilhar o ‘Companheirismo’ em sua essência, esquecendo rusgas e diferenças que existem sim. Sabemos o que devemos fazer e vamos trabalhar juntos para o sucesso de nossos objetivos. É isso o que espera a nossa presidente Patti Hill e eu farei o possível para seguir suas determinações, seus ensejos. Juntos, conseguiremos.

Agradecimentos?

Para minha esposa Luciana, nossos familiares, à todas as pessoas que me ajudaram de uma ou outra forma, pouco ou muito. Deus os abençoe! Muito obrigado a todos do Distrito LC-6! Deus os abençoe também! No evento do domingo passado, estiveram presentes representantes de Matão (55 associados) , Auriflama, Jales, Santa Fé do Sul (Estância Turística), Fernandópolis (Cidade Progresso), Nhandeara, Nhandeara (Aliança), Poloni, Ouroeste, Votuporanga (Abílio Calille, Brisas Suaves, Grandes Lagos e Votuporanga ), Mirassol, Neves Paulista, Tanabi, Catanduva, Novo Horizonte, Potirendaba, São José do Rio Preto (Centro), São José do Rio Preto Sul, Icem, Monte Azul Paulista, Guariba, Jaboticabal, Monte Alto, Taquaritinga, Ribeirão Preto (Ipiranga, Campos Elíseos, Jardim Paulista e Centro), Sertãozinho, Sertãozinho (Centenário), Cravinhos, Brodowski, Igarapava, Orlândia, Franca (Centro, Cidade Nova, do Imperador, Inovação, Sobral), Pedregulho Usina de Estreito, Passos (MG) e Santa Fé do Sul Virtual.

Não puderam comparecer os representantes de Palmeira do Oeste, Indiaporã, Barretos, Olímpia, Dumont, São Simão, Altinópolis, Batatais, Guaíra, Guaíra Águas Correntes, Ituverava, Miguelópolis, Guará, Ipuã, São Joaquim da Barra e São Sebastião do Paraiso (MG).

3 comentários em “DG MJF Ronald, exemplo de superação”

  1. Odette Poli Novas Arroyo

    Ronald,minha profunda admiração. Exemplo de dedicação, estudo, trabalho. Voe cada vez mais alto e sucesso sempre

  2. Lenita Lichti Martins

    DG Ronald sempre soube que vc é uma pessoa especial e lendo sua história agora entendi o porquê. Deus te abençoe grandemente na sua jornada de servir ao próximo. Abraços

  3. Lenita Lichti Martins

    DG Ronald sempre soube que vc é uma pessoa especial e lendo sua história agora entendi o porquê. Deus te abençoe grandemente na sua jornada de servir ao próximo. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima